quinta-feira, 16 de março de 2017

DEMOCRACIA DITATORIAL OU DITADURA DEMOCRÁTICA?

Democracia ditatorial ou ditadura democrática?


            No atual sistema que nos encontramos, o mais comum é a corrupção dos ideais que norteiam a democracia que vislumbra o horizonte das realizações sociais. Minar os ideais populares significa embutir valores ideológicos do sistema em gestão em suas concepções, maqueando as ideologias e falseando o ideário das classes sociais.
A democracia ( δεμοκράτοσ), governo do povo, assevera que o poder emana do povo, isto quer dizer que a população deve governar por seus representantes, mas o que ocorre é que os representantes legais do povo governa por si só. O que fere o ideal do povo e não cumpre a função originária da política (πολίτέίά) que é a “arte de bem governar” pautado pela “φροηέςίσ” (fronesis) que é a arte do bem viver.
Algo que  indagamos é: o que faz com que  nossos representantes nos traiam? Quando inseridos e de posse no poder, parecem não ser os mesmos, pois esquecem ( a maioria) que se estão onde estão é por causa da população que creditou a eles seus votos. Creditar, dar crédito, é como dar um empréstimo, se não devolvido em ações, caracteriza-se em dívida, esta primeiramente, moral e depois, social. Esta dívida é devida por falta do horizonte ético-moral, onde os valores deixaram de perpetuar em virtude do desinteresse político.
A έυδάίμοηίά ( felicidade) social se concretiza  na eliminação ou atenuação das diferenças sociais, mas os coeficientes de pesquisas mascaram a realidade assegurando a redução de pobreza, mas a pobreza não foi reduzida, o que houve foi medidas paleativas e camufladoras. Nossa política social tem que agir de modo efetivo e não afetivo, ou seja, o agir efetivo das políticas sociais  se caracteriza na concretização da cidadania plena, pois as medidas paleativas repetem a “cidadania regulada”, não possibilitando a emancipação social do ser. O ser emancipado é um ser em maior potencialidade devido a sua liberdade, pois esta traz ao ser um horizonte de compreensão do real como espaço e tempo de se auto-produzir.
A produção humana é autopoiésis, compreende que o ser se produz naquilo que faz, sendo livre, sua liberdade se torna um vetor de realização pessoal e profissional, caso contrário, sua falta de liberdade será elemento vetorial de insatisfação social e pessoal, causando assim as mazelas sociais em alguns que não visualizam sua projeção no social, permanecendo às margens da sociedade, sendo excluídos dos ditos inclusos e “assistencializados” pelo governo e não potencializados.
Se há democracia, onde fica a participação destes comtempladores do horizonte vazio? Muitas medidas são tomadas para falsear a participação social como fóruns, seminários e conferências. Temos observado que em alguns municípios realizaram-se estas medidas participativas, onde o governo se faz presente não de modo parítário, deixando a outra metade das vagas para os diversos segmentos, resultado: aprovação em massa das propostas do governo e reprovação de muitas das reinvidicações que surgiram dos segmentos sociais. Averigua-se que o governo já tinha suas metas e queria dar uma roupagem de participação social, aparentemente deu certo, pois como os assessores estavam diluídos pela assembléia, aparentavam ser das comunidades e segmentos.
Que moral é esta que ludibria o povo? Que ética apresenta tal governo? 
Democracia de papel, isto é, democracia mascarada e personificada pelo governo.
As roupagens  aparentam ser democráticas, mas essência, ditatorial. Como nos afirmou Exupéry que o essencial não é visto pelos olhos, nota-se a esperteza e ignorância ( αζίηοία  e αμαθία) do poder público. Com certeza que para grande parte da população houve participação, pois foi visto, mas essencialmente não se percebeu a vontade política de autoafirmação diante da comunidade. Esta é uma política maquiavélica, onde “os fins justificam os meios”.
O relata acima se refere a uma administração dita popular que se firma no poder com o “diálogo” direcionado e intenções bem concretas, diz-se aberto à participação, mas desta forma.
Quando a alteridade for centro de vontades políticas, teremos um governo voltado para o outro e não para a projeção política do eu.

DISTINÇÃO ENTRE ÉTICA E MORAL

Conceitos de Ética e Moral com base em filósofos Distinção entre Ética e Moral https://karenelisabethgoes.jusbrasil.com.br/artigos/1452...